A reunião foi no Gabinete do Prefeito Branquinho, na tarde desta quinta-feira, 29/11. 1z2or
Diretores da Rede de Cuidados em Saúde, RCS; o prefeito Branquinho; a Secretária da Saúde Denise Oliveira; e a diretora do Hospital Municipal Cibele Lourenço; ponderaram sobre avanços e desafios na saúde pública de Unaí, nos últimos três meses.
A preocupação do prefeito Branquinho com a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes, ocupou a maior parte da reunião.
O prefeito também destacou a importância da reuniões para alinhamento entre a prefeitura e a co-gestora da Saúde Pública em Unaí. A RCS é que disponibiliza médicos para os atendimentos no Hospital Municipal e outras unidades.
O contrato com RCS é válido até 31 de dezembro de 2019, e pode ser renovado. Trabalha-se nesse momento para que se consiga que mais médicos mudem-se para Unaí, pois isso melhorar a prestação do serviço, e evita o desgaste das viagens.
A empresa fez questão de deixar claro, que quando os médicos que já residem em Unaí, tem interesse em ocupar as vagas disponíveis, é deles a preferência.
Ao prefeito foi informado que a empresa mantém avaliação periódica dos serviços prestados, mediante pesquisas, apura e trata as irregularidades registradas com os profissionais, e acompanha com rigor o cumprimento da carga horária de cada médico contratado.
UTIs NO HOSPITAL MUNICIPAL
A RCS informou ao prefeito Branquinho, que os procedimentos que ele havia solicitado para a instalação dos 10 leitos de UTIs infantil no Hospital Municipal, estão em andamento.
Branquinho reafirmou sua determinação em colocar os leitos de UTIs infantil no Hospital Municipal, ao o que informou, que já para o início do próximo ano, tem a garantia do Dr. Durães, que os leitos de UTIs adulto estarão disponíveis no Hospital Santa Mônica, quando poderá firmar convênio com a Prefeitura.
Branquinho informou que a Prefeitura de Unaí, vai garantir leitos de UTIs gratuitos para os moradores de Unaí, que precisarem. As negociações com o Santa Mônica, preveem diária no valor de R$1.500 reais para cada leito de Unaí.
Branquinho também esclareceu que, a Prefeitura de Unaí vai se responsabilizar com os custos de UTI no Santa Mônica, apenas para moradores de Unaí. Espera que as prefeituras das cidades vizinhas o façam, para eventuais pacientes de suas cidades.